francesinha no Porto centro histórico 3

5 restaurantes no Porto a não perder para comer uma francesinha

O Lado B é um restaurante que serve uma francesinha de estilo inovador. A francesinha do Lado B é servida com pão, bife, linguiça, salsicha, queijo, ovo, batatas fritas e o molho da casa. O molho do Lado B é feito com ingredientes frescos e de qualidade, e é considerado por muitos como uma das melhores francesinhas do Porto. A Regaleira é um restaurante que serve uma francesinha de estilo moderno. A francesinha da Regaleira é servida com pão, bife, linguiça, salsicha, queijo, ovo, batatas fritas e o molho da casa. O molho da Regaleira é feito com ingredientes frescos e de qualidade, e é considerado por muitos como uma das melhores francesinhas do Porto.

Contudo, há também opções que prometem agradar os vegetarianos. Com francesinha gourmet Porto várias localizações espalhadas pela cidade, as cartas costumam ser variadas, havendo lugar até para pratos vegetarianos. Fundada em 1959, esta é provavelmente uma das ‘casas de francesinhas’ mais famosas do Porto.

É aquela escolha que nunca compromete e muito procurada, especialmente, por turistas. Instalado no coração do Porto, o Dona Francesinha é um espaço a ter em conta. Com uma avaliação de 4,4 no Google (num total de mais de mil críticas), o restaurante tem conquistado os portuenses e não só. Na verdade, a Santa Francesinha é particularmente famosa pela sua francesinha vegana do Porto, que combina um bife seitan, chouriço de soja e camadas de tomate grelhado, cebola, courgetti e cogumelos portobello. Extremamente popular entre os locais e com uma equipa simpática, ir ao Golfinho comer uma francesinha é uma das experiências mais autênticas que pode viver no Porto.

restaurantes para comer a tradicional francesinha, sanduíche típico de Porto

O molho também é distinto e conjuga cebola, alho, salsa picada, uísque, cerveja e Porto branco. Um dos atrativos deste sítio é o forno a lenha, onde as francesinhas são feitas.Tudo é pensado ao pormenor e o resultado vê-se à mesa, quando o petisco é servido. Tudo está no ponto e a francesinha é simplesmente deliciosa. Afonso é um ícone no Porto quando se trata de francesinhas – até mesmo Anthony Bourdain experimentou este famoso prato aqui em fevereiro de 2017.

  • O Café Santiago é um dos lugares mais famosos do Porto para se comer francesinha, está provavelmente em todos os guias e tem até dois endereços para dar conta da quantidade de visitantes.
  • Considerada uma das 50 melhores Sanduíches do Mundo e um dos 10 melhores sabores da Europa, a Francesinha Santiago® é hoje um dos maiores ícones gastronómicos da Cidade do Porto e de Portugal.
  • O Porto é famoso pelos melhores restaurantes para comer francesinhas.
  • Instalado no coração do Porto, o Dona Francesinha é um espaço a ter em conta.

Como fazer uma Francesinha em casa:

A francesinha Rainha vem com os ingredientes do costume, com um ovo no topo a fazer figuraça e batatas a acompanhar. Mas se preferir variar um pouco, fique a saber que pode escolher entre outras boas opções, como a francesinha tradicional em pão bijou, a que leva bife do lombo ou a sevilhana apetrechada com camarões. A Francesinha à moda do Porto é um prato icônico da gastronomia portuguesa, particularmente amado na cidade do Porto por ser uma refeição rica, saborosa e bastante reconfortante.

A pergunta de qual a melhor francesinha do Porto é controversa e sem consenso. Cada cidadão portuense vai te dar uma resposta diferente. Logo, aqui vamos arriscar te dizer 5 restaurantes que servem as melhores francesinhas que provamos na cidade. Há quem garanta que aqui se come a melhor francesinha da cidade. Além da versão tradicional, existe a versão da casa, com ovo estrelado, e ainda a versão com recheio de gambas.

Esta sanduíche é uma celebração de sabor e tradição, com ingredientes que fazem cada refeição única. É bem gostosa sim, mas, para mim, tinha mais pão do que recheio, o que atrapalhou um pouco. A Francesinha é facilmente encontrada em diversos estabelecimentos no Porto. Por isso, fizemos uma lista com as 10 melhores francesinhas no Porto para que possa desfrutar de uma experiência gastronómica única. Segundo relatos, a Francesinha à moda do Porto teria sido criada por volta de 1952, originalmente com bife de perna de porco assada e servida em pão bijou.

São vários os elementos que contribuem para distinguir o molho da casa. Na origem, a receita era simples, com pão bijou e carne assada. Com o tempo, muitas variações surgiram, cada uma com seu toque especial. Também é considerado por muitos locais como uma das melhores francesinhas da cidade.

A clássica é boa e recomenda-se, mas a francesinha Locanda Real, em pão bijou com bife, ovo, chourição, mortadela e linguiça fresca é a estrela da casa. Também encontra por aqui uma francesinha de perú, uma vegetariana, uma vegan e até em formato calzone. O Porto deve à Regaleira uma parte importante da sua identidade gastronómica. Foi aqui que Daniel David da Silva, um emigrante regressado da França, inventou a francesinha.